fbpx
 

PALESTRANTES

Ana Celeste Pereira Ferreira

Ana Celeste Pereira Ferreira

Administradora, formada pela Universidade Federal do Pará/UFPA, Especialista em Gestão de Projetos, com MBA-FGV, Consultora em Gestão de Micro e Pequenas Empresas/CFA&CRA-PA&UNIVALI e Gestora da NAYAH – Sabores da Amazônia, Ind. e Comércio de Alimentos – EIRELI – EPP.

Luciana Centeno

Luciana Centeno

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Pará, Ph.D. pela Cornell University em Food Science & Technology, Coordenadora de Mercado da SEDEME.

Elisangela Trzeciak

Elisangela Trzeciak

Produtora de Cacau em Medicilândia. Diretora Comercial da COOPATRANS. Coordenadora do Polo Transamazônica no Rotas do Cacau.

Luiz Carlos Piacentini

Luiz Carlos Piacentini

Licenciado em Ciências Agrarias e Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Pará. Família de descendência italiana plantadores de Tabaco no sul do Brasil, veio para o Norte brasileiro com sua família a procura de maiores áreas para trabalhar. Hoje reside em Altamira – Pará e atua como Engenheiro Agrônomo na Fazenda Panorama situada no município de Uruará – Pará e como instrutor do SENAR nas áreas da Cacauicultura e Administração Rural.

Fabiano Soares Andrade

Fabiano Soares Andrade

Analista técnico do SEBRAE/PA, atualmente gestor responsável pela a execução do projeto que acompanha fruticultores de cacau, pimenta do reino, açaí e cupuaçu no município de Tomé-açu-PA. Formação acadêmica em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Pós-Graduação em Geoprocessamento Aplicado pela Faculdade Ideal.

Márcia Tagore

Márcia Tagore

Engenheira Agrônoma, Especialista em Growing Vegetable, pela Experimental Agricultural Station de Chiba-Japão, Mestra em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pelo PPGEDAM/NUMA/UFPA, Pesquisadora Associada ao Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA) e Membro efetivo do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará.

Fabio Sicília

Fabio Sicília

Chefe Master de formação com especialização chocolatier pela Lenôtre de Paris e Bean to Bar pela Selmi Piemonte Itália. Professor da Pós-Graduação de Gastronomia da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Pesquisador Associado da Rede Bionorte.

Paulo Henrique Fernandes dos Santos

Paulo Henrique Fernandes dos Santos

Coordenador do Escritório Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural no Território da Transamazônica/PA.

Francisco Pantoja

Francisco Pantoja

Bacharel em ciências contábeis, empresário e está Diretor da SEDEME. Com experiencia em gestão pública, exerceu cargo de vice-Prefeito, Secretário Municipal de Saúde e Planejamento no município de Igarapé-Miri, Pará.

Paulo Henrique Lima

Paulo Henrique Lima

Engenheiro agrônomo (Universidade Federal de Lavras – UFLA) com mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Em sua trajetória profissional atuou como consultor técnico agronômico para produtores rurais e em projetos de desenvolvimento sustentável de cadeias de produção. Possui experiência profissional como extensionista e coordenador em projetos de assistência técnica e extensão rural – ATER. Atualmente é coordenador de projetos agropecuários da Fundação Solidaridad Network

Izete dos Santos Costa, ``Dona Nena``

Izete dos Santos Costa, ``Dona Nena``

Diretora da Filha do Combu Chocolates e Doces Artesanais. Produtora rural e chocolatier formada pela Escola de Chocolataria Castelli. Recebe milhares de visitantes anualmente na Casa do Chocolate da ilha do Combu, apresentando sua história de vida e oferecendo os produtos feitos com o cacau orgânico da floresta amazônica.

Silvio Kazuhiro Shibata

Silvio Kazuhiro Shibata

Produtor Rural e atual Presidente da Associação Cultural e de Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA).

Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Administradora, atua como técnica de planejamento, na gestão pública do turismo do Estado do Pará, há 10 anos.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÃO

14h00 – 14h40
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – SEDAP
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PA
——
Indicação Geográfica no Pará: Proposta de Política Pública de Desenvolvimento Territorial – A Experiência do Cacau de Tomé-Açu
Márcia Tagore, Fabiano Soares Andrade

15h00 – 15h40
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Superintendência no Estado do Pará – CEPLAC
Fundación Solidaridad Latinoamericana
——
Potencialidades, Vantagens Comparativas e Diversidade da Produção de Cacau no Estado do Pará e os Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia
Paulo Henrique Fernandes dos Santos, Paulo Henrique Lima

16h00 – 16h40
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineral e Energia do Estado do Pará – SEDEME
CACAUWAY
——
Programas, Incentivos, Crédito, APLs e Rotas de Integração – Dinâmicas para o Desenvolvimento da Amazônia através de Cacau e Chocolate
Luciana Centeno, Francisco Pantoja, Elisangela Trzeciak

17h00 – 17h40
Secretaria de Estado de Turismo – SETUR-PA / FILHA DO COMBU
Associação Cultural e de Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA)
——
Experiência Pará: Uma Viagem da Floresta à Mesa
Julianna Saraiva, Izete dos Santos Costa (Dona Nena), Silvio Kazuhiro Shibata

18h00 – 18h40
GAUDENS
——
Análise sensorial de chocolate. Referências e Interpretações Pessoais
Fabio Sicília

19h00 – 19h40
NAYAH / CACAUWAY / FAZENDA PANORAMA
——
Chocolate e Cacau na Amazônia – Modelos de Negócios – Cooperativismo, Incubação e Startups
Ana Celeste Pereira Ferreira, Elisangela Trzeciak, Luiz Carlos Piacentini