fbpx
 

Chocolate ruby chega ao Brasil

Callebaut RB1 representa nova categoria de chocolate junto ao amargo, ao leite e branco

Após o lançamento na Europa, chega ao Brasil pela marca de chocolate belga Callebaut o primeiro chocolate ruby dedicado ao mercado profissional. Trata-se da primeira grande inovação do mercado desde o chocolate branco, há 80 anos. Desenvolvido ao longo de dez anos pelo grupo Barry Callebaut, maior indústria de chocolate premium e produtos de cacau do mundo, o ruby Callebaut desembarca no país a partir de janeiro de 2019. Ele foi batizado de Callebaut RB1, mas representa mais que uma novidade da marca, trata-se do quarto tipo de chocolate disponível para o mercado e consumidores.

De coloração rosa e sabor frutado levemente ácido, o ruby tem características únicas que vêm de ingredientes naturais, sem aditivos. As amêndoas ruby são encontradas em cacau tradicional cultivado em diversas regiões produtoras ao redor do mundo, como Equador, Costa do Marfim e inclusive o Brasil. Apesar de não ser um produto patenteado, o segredo está na seleção específica de amêndoas de cacau e um processo de fabricação controlado, que levou anos de estudo em conjunto com a Jacobs University, na Alemanha.

Segundo pesquisas de consumo, a novidade atende a demanda da geração Millennial, que hoje representa quase um quarto da população mundial e é o grande ditador das tendências de consumo. Na confeitaria, o Callebaut RB1 pode ser usado em todas as aplicações, de bombons, barrinhas, glaçagens, coberturas para gelatos e tudo mais que a criatividade dos chefs mandar.

As harmonizações também são território livre, à espera do olhar e matérias primas brasileiros. Na Europa, confeiteiros elogiaram combinações com champagne rosé, cervejas e ingredientes salgados, por exemplo. Mas os primeiros testes indicam que o produto casa bem com diversos tipos de castanhas, frutas, temperos, especiarias, café, chás, queijos e ervas.

O lançamento do ruby foi revelado na China em setembro de 2017. Assim como os demais chocolates da Callebaut, ele já nasce 100% sustentável.

Sobre a Callebaut

Há mais de 100 anos, a Callebaut produz chocolate belga e é um dos raros fabricantes que controla todo o processo de produção, desde a seleção, até a torrefação, moagem e preparo da massa de cacau – o ingrediente mais importante dos chocolates Callebaut. No Brasil desde o início dos anos 2000, a marca atende chefs e confeiteiros com chocolates, decorações, pastas e recheios para as mais diversas aplicações. Saiba mais em www.callebaut.com